Inicio   e-mail   Favoritos

 

 
 

Visitas

Visitantes

 

CULTURA

Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos

 

O Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, inaugurado a 24 de Agosto de 2007, está instalado numa antiga casa senhorial do século XIX, adaptada e requalificada para o efeito, mantendo a traça original. Do edifício destaque também para o pátio exterior, remodelado, que oferece condições para a realização de eventos ao ar livre, sejam eles de caráter lúdicos e/ou culturais.

 

O museu é constituído por três salas, duas destinadas a exposições permanentes e uma utilizada para exposições temporárias. Na sala principal, destinada a Arqueologia, podemos encontrar pecas e objetos desde o Paleolítico ao século XVIII, conduzindo-nos pela história do município/região através dos vestígios deixados pelo Homem ao longo dos tempos. Na segunda sala de exposição permanente encontra-se a reprodução/representação do antigo Gabinete Medico Municipal (finais século XlX/meados século XX), onde se expõem o mobiliário e os instrumentos das mais variadas áreas da medicina, outrora utilizadas pelos médicos municipais de Barrancos.

 

O valioso espolio cultural e arqueológico de Barrancos é, deste modo, apresentado ao público, dando testemunho da história deste território que remonta ao Paleolítico, existindo, igualmente, vestígios romanos, visigodos, islâmicos e portugueses desde os tempos de D. Dinis.

MM00 MM01 MM02 MM03 MM04 MM05 MM06 MM07 MM08 MM09 MM10 MM11 MM12 MM13 MM14
 

 

 

 

   
     

Câmara Municipal de Barrancos - Praça do Município, 2 - 7230-030 BARRANCOS - Telef. 285 950 630 - Fax 285 950 638 - geral@cm-barrancos.pt

© Município de Barrancos 2016 - Todos os direitos reservados